Rai, Parabéns pelo seu esforço e dedicação. Você é um exemplo a ser seguido!


Reino dos Gifs, muito mais gifs para você Sua Professora: Coraci Machado

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira







Foi iniciado um trabalho de forma a resgatar as origens da formação do povo afro-descendente no Brasil, e o que eles trouxeram de contribuição culturalmente conhecida até os nossos dias.
O objetivo principal constituiu-se em trabalhar com o tema de forma a conscientizar professores e alunos a refletirem sobre a questão do preconceito racial, diferentes etnias e conhecer a herança cultural que herdamos dos Africanos e dos Afro-descendentes.
Entre livros, reportagens de jornal, mídia, filmes, também as falas dos professores e das crianças foram utilizadas como conteúdo de vivencias e discussões. Na Educação Física trabalhou com capoeira. Dei início ao trabalho desenvolvendo um tema de cada vez, optei pela capoeira contei a história às crianças e ao som do CD “Palavras Cantadas” desenvolvemos as vivências da dança no ritmo da musica. Na seqüência trabalhei com os diferentes ritmos sendo um deles o rep. e sua origem, utilizei os ritmos através dos CD com a cantora baiana Daniela Mercury. Já a Capoeira as crianças foliaram revistas e visualizaram alguns instrumentos simbólicos, como tambor, chocalho etc. utilizou o CD de Capoeira “Mestre Barrão volume V” para que as crianças conhecessem e apreciasse participar vivenciando o ritmo das palmas, o círculo, o cumprimento a ginga. Todas essas atividades foram desenvolvidas relacionadas com a história dos negros / Africanos.
Depois de aprovada e liberada o espaço pela direção da escola, dividimos as tarefas e iniciamos nosso trabalho em cima do cronograma de apresentações. Cada professor pensou em uma proposta de participar do evento utilizando-se dos recursos já trabalhados com seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário